sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Como usar o módulo RF NRF24L01+ no Arduino

Pense em uma coisa fácil de utilizar, ainda mais com exemplos de sobra na própria biblioteca, além de ser minúsculo e ter baixo consumo de energia. E o melhor de tudo: esse mesmo módulo é transmissor e receptor, basta mudar o modo de operação e dá para enviar e receber informações sem necessidade de dois módulos no mesmo Arduino.
Pois é, vou mostrar como fiz meu primeiro teste com o módulo RF (rádio frequência) NRF24L01+.
Primeiro você terá que ter pelo menos 2 Arduinos disponíveis e dois módulos, para que possa fazer comunicação entre eles. Com um módulo só não se faz nada. Com um Arduino dá até para quebrar o galho, mas dá tanto trabalho que é melhor mesmo ter logo dois.
Você pode encontrar o módulo e o Arduino para comprar facilmente na Internet. Os meus foram comprados na www.tato.ind.br e são bem baratinhos.
Essa é a parte superior do módulo RF:
E essa é a parte anterior do módulo RF:
Para fazer todas as ligações, ao invés de usar uma placa de padrões, que me daria trabalho de ficar soldando e etc. resolvi comprar uma barra de conectores, que é só colocar o cabinho e apertar com o alicate. Encontrei muito fácil em uma loja física de materiais eletrônicos. Usei um pedaço de cabo de rede para fazer os cabinhos, que me facilitou na hora de identificar os pinos usando as cores.
Admito que não ficou lindo-maravilhoso, mas extremamente prático para um protótipo!
A primeira coisa por fazer é ligar o módulo ao Arduino, usando o conector ou qualquer outro método que você deseje.
A sequência é:
Pino NRF24L01+
Pino Arduino
GND
GND
3.3V
3.3V
CE
9
CSN
10
SCK
13
MOSI
11
MISO
12
As ligações ficaram “estrambólicas”, ok, mas sempre deixo as melhorias para vocês leitores.
Vamos para a programação!
Baixe a biblioteca daqui ou do GitHUB clicando aqui.
Descompacte o arquivo dentro da pasta Libraries no local onde seu ambiente Arduino está instalado. Após feito tudo isso abra seu ambiente Arduino.
O começo que recomendo é iniciar usando um exemplo já pronto, já que a biblioteca fornece vários. Recomendo o exemplo GeetingStarted.
Vá ao menu File, selecione a opção Examples, depois a opção RF24 e clique em GettingStarted:
Compile e faça upload para seu Arduino. Abra o Serial Monitor e ajuste a velocidade para 57.600 bauds. Você deverá ver as propriedades do módulo RF:
Isso indica que está tudo funcionando! Agora é só repetir tudo novamente com o segundo módulo e Arduino.
Neste mesmo exemplo você pode enviar a letra T (tê maiúsculo) para um Arduino o que fará com que ele transmita o tempo de execução do sketch para o outro Arduino. Já  no segundo Arduino você deve enviar a letra R (erre maiúsculo).
Abrindo um Serial Monitor para cada Arduino você poderá ver a troca de dados entre eles:

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário