sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Controlando servo motor usando o Scratch for Arduino (S4A)

Controlar motores é um grande atrativo para quem está começando a dar os primeiro passos no uso do Arduino para projetos em robótica.

Usar o Scratch for Arduino (S4A) por tornar essa tarefa muito mais atrativa por substituir linhas de comando em linguagem C por um interface gráfica e intuitiva.

Mas não dá para substituir totalmente o uso do ambiente Arduino, pois o primeiro passo é carregar o firmware do S4A no Arduino. Para isso faça download dele aqui, também coloquei uma cópia aqui para facilitar.

Para interar-se mais como obter o S4A e carregar o firmware veja o tutorial Usando o Scratch (S4A) para programar o Arduino.

Com o firmware carregado e tudo pronto, vamos ligar o servo no Arduino. O motor é um micro servo facilmente encontrado na Internet, o meu eu comprei na Tato.




Ligue o positivo (fio vermelho) do motor ao 5V do Arduino. O fio negativo (preto) do motor ao GND do Arduino. E o fio de sinal (branco) do motor ao pino digital 8 do Arduino:




No S4A encontre no grupo Controle o bloco Sempre e coloque-o na área de trabalho:




Dentro do bloco Sempre coloque um bloco Motor (8) angle (180), que fica no grupo Movimento:




Coloque em seguida um bloco Espere (1) segundos, que está no grupo Controle:




Coloque mais um bloco motor e um espere, como fizemos anteriormente:




Agora altere o valor de ângulo do primeiro bloco Motor (8) angle (180) para 0:




Agora basta selecione o bloco Sempre para que ele comece ser executado e o servo motor variar entre 0 graus e 180 graus em loop infinito:



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário