sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Usando o Scratch (S4A) para programar o Arduino

O Scratch é um ambiente de desenvolvimento que visa facilitar o aprendizado de programação por crianças especialmente entre 8 e 16 anos. Com ele, através de blocos pré-determinados de comandos, é possível criar aplicações que sigam um algoritmo determinado pelo usuário.
A ideia é excelente e chama a atenção de toda comunidade! Dessa forma não poderia ter deixado de chamar a atenção da comunidade Arduino também!
Para conseguir interação com o Arduino o Citilab SmallTalk fez algumas alterações no Scratch e criou o S4A, ou Scratch for Arduino (Scratch para Arduino).
A interface é a mesma e o funcionamento também, porém foram adicionados a capacidade de comunicação com o Arduino e blocos de comandos para os pinos digitais e analógicos do Arduino. Com esses blocos é possível enviar e ler valores de todos esses pinos.
É muito fácil lidar com tudo isso: você precisará (basicamente) de apenas de um Arduino ligado ao seu computador, que pode ter o sistema operacional Windows, Linux ou Mac OS e alguns minutos para download do ambiente Arduino e do S4A.
Então vamos começar a trabalhar:
Você terá que ter o Ambiente de Desenvolvimento Arduino para fazer upload de um scketch especial em seu Arduino que irá dar-lhe a capacidade de comunicação direta com o S4A. Não se preocupe, tudo é muito simples.
Faça o download do Ambiente de Desenvolvimento Arduino aqui. Escolha a versão adequada para seu sistema operacional e preferencialmente não baixe uma versão que seja BETA, pois essas versões estão em fase de testes ainda.


Para o Ambiente de Desenvolvimento Arduino não é preciso instalação, basta executá-lo e você terá:


Agora o próximo passo é baixar o Scketch especialmente desenvolvido para que o Arduino possa se comunicar com o S4A. O endereço oficial de download dele é aqui, mas também coloquei uma cópia aqui para o caso de precisar de uma alternativa.
Compile-o e faça upload dele para seu Arduino:


Ok, você não precisará mais do Ambiente de Desenvolvimento Arduino, por enquanto.
Faça o download do S4A aqui e clicando no link Downloads. Escolha a versão para o sistema operacional adequado que você usa.


Para o S4A será necessário instalação, mas os passos serão básicos, vamos lá:
Clique duas vezes sobre o arquivo para iniciar a instalação, a primeira escolha será o idioma de instalação que poderá ser catalão, inglês ou espanhol.


Na tela de boas vindas clique no botão Next.


Na tela dos termos de licença selecione I accept the agreement (lembre-se de ler o termo todo para saber seus direitos e deveres) e clique no botão Next.


Na próxima tela temos que escolher onde vamos instalar o S4A, caso queira mudar faça-o agora, caso contrário só clique no botão Next.


Na tela de seleção do grupo de menu iniciar clique no botão Next.


Na tela seguinte marque a opção Create a desktop icon para criar um ícone na área de trabalho e em seguida clique no botão Next.


Teremos então uma tela de resumo das opções escolhidas, basta clicar no botão Install para que o S4A seja instalado.


Aguarde que a instalação aconteça:


Ao término, deixe marcada a opção Lauch S4A para que o programa inicie assim que você clicar no botão Finish.


Ao abrir o programa irá procurar pelo Arduino (que deve ter o firmware – scketch especial carregado) como mostrado na imagem abaixo, à direita:


Quando o Arduino for detectado a mensagem de Searching board deverá desaparecer e você terá o ambiente pronto para começar a trabalhar:


Vamos fazer um exemplo, vamos fazer o LED do pino 13 piscar a cada dois segundos. Assim tiraremos a prova que está tudo OK.
Agora que de início não preciso me preocupar muito com as técnicas e métodos para que a programação possa ser feita, apenas vou dar um exemplo mecânico, do tipo siga e curta. Em outros tutoriais tratarei disso com mais profundidade.
No lado superior direito da tela encontre o botão Controle (amarelo). No grupo que abrirá logo abaixo arraste para a área de trabalho do S4A o bloco sempre. Esse bloco fará com que aconteça um looping infinito.


Encontre e clique agora o botão Movimento (azul) e arraste para dentro do bloco sempre o bloco digital 10 on. Mude o valor desse bloco de 10 para 13.


Clique no botão Aparência (rosa) e arrasta para dentro do bloco sempre, logo abaixo do bloco digital 13 on o bloco pense Hmm... por 2 segundos.


Coloque agora abaixo de todos, mas dentro de sempre o bloco digital 10 off. Altere o valor de 10 para 13. Abaixo dele coloque outro bloco pense Hmm.. por 2 segundos.


Logo que terminar a colocação do último bloco você já deverá ter o Arduino piscando o LED do pino 13.


Se quiser que ele pisque a cada segundo, mude no bloco pense Hmm... por 2 segundos o valor de 2 para 1;


O legal é que fizemos tudo isso sem precisar saber programar uma linha em linguagem C!
 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário