sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Usando sensor de luz com Arduino

Saber a quantidade de luz em um ambiente por ser útil de diversas maneiras, uma delas é poder controlar a iluminação de acordo não apenas com o horário, mas com as condições de iluminação, por exemplo, dia nublado, chuvoso ou de extremo Sol.

Para essa tarefa precisamos apenas de um Arduino:




Um LDR (Light dependent resistor – Resistor dependente de luz) que quanto mais luz recebe menor é sua resistência e o inverso também é verdadeiro, ou seja, quanto menos luz receber maior será sua resistência:




Também vamos precisar de um resistor, para fazer uma divisor de tensão e dessa forma determinar com mais precisão a resistência do LDR em relação a iluminação:




O valor resistor pode variar de acordo com o seu projeto e da aplicação e da sensibilidade que se espera. Utilizei um de 100 K ohm.


Ligue um terminal do resistor a um terminal do LDR. O outro terminal do resistor ligue o pino GND do Arduino e o outro terminal do LDR ao pino 5V do Arduino. Os pinos do resistor e do LDR que estão ligados juntos devem ser ligados ao pino analógico 0 (A0) do Arduino. Tudo montado e ligações OK:




O código:

int valor = 0;
 
void setup() {
 Serial.begin(9600);
}
 
void loop() {
 valor = analogRead(0); 
 Serial.println(valor);
 delay(1000); 
}

Entendendo o código:

Com Serial.begin(9600) iniciamos a comunicação serial com o computador com velocidade de 9.600bps.

Na linha valor = analogRead(0) lemos o valor analógico do pino analógico 0 (A0) do Arduino e armazenamos na variável valor.

Serial.prinln(valor) irá enviar serialmente o conteúdo da variável valor para o computador, valor que será visto pelo Serial Monitor do ambiente Arduino:




Para fazer o valor variar bloqueie ou libere luz no LDR.

 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário